[Artigo] Precisa melhorar sua postura?

[Artigo] Precisa melhorar sua postura?

Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça a RPG
(Reeducação Postural Global)

História

Françoise Mézières, terapeuta corporal francesa, elaborou em meados da década de 50, uma nova proposta de atuação modificando a forma de trabalhar o corpo para corrigir ‘deformidades’ e a qual denominou “anti ginástica”. Em seus estudos, um novo conceito foi estabelecido, no qual os cuidados se voltavam para o corpo como um todo e não em suas partes isoladamente.

Philippe-Emmanuel Souchard ensinou o método ‘Mézières’ por 10 anos no sul da França, no Centro Mézières, na década de 80. Baseado em seu profundo conhecimento em anatomia, cinesiologia e osteopatia, criou o método Reeducação Postural Global (RPG). Souchard escreveu 18 livros sobre este tema e seu time treinou mais de 20.000 pessoas na Europa e Américas.

Atualmente, a RPG se consolidou e se difundiu por todo o globo e é reconhecida e aplicada por profissionais no Brasil e no mundo, obtendo resultados relevantes tanto para estes profissionais, quanto para seus pacientes.

Reeducação Postural Global (RPG)

É um método de avaliação e tratamento de disfunções posturais com ênfase em alterações na coluna vertebral. Trata-se de uma técnica de tratamento fisioterapêutico onde são aplicadas posturas ativas e simultâneas proporcionando o posicionamento correto das articulações, o fortalecimento e o alongamento global da musculatura.

A RPG parte do princípio de que um músculo encurtado cria compensações em músculos próximos e/ou distantes causando maiores deformações posturais.

Para Souchard,“A utilização de posturas específicas para o alongamento global, proporciona o posicionamento correto das articulações e o fortalecimento dos músculos, visando o restabelecimento do equilíbrio na tensão miofascial das cadeias musculares”, ou seja, o alongamento global resultante da aplicação das posturas específicas, melhora o alinhamento das articulações e gera fortalecimento muscular, promovendo equilíbrio das tensões musculares e melhora do alinhamento corporal. 

Indicações

A realização da RPG é indicado em dois casos:

1º – Preventivo – o paciente não apresenta uma patologia específica, porém se submete a técnica para otimizar a postura corporal e prevenir lesões.

2º – Tratamento de disfunções – diante da apresentação de uma patologia osteomioarticular, ou seja, complicações que afetem os ossos, os músculos e/ou as articulações e a aplica para o seu tratamento.

Frequência

            As sessões podem durar de 40 a 60 minutos,  uma vez na semana. Vale ressaltar que a frequência de atendimento pode variar de uma a três vezes semanais, de acordo com o quadro de cada paciente.

            A RPG pode gerar benefícios a curto e a longo prazo, entretanto a comunidade científica recomenda a realização de 10 a 12 sessões para melhores resultados.

Benefícios

  • Melhora da dor na coluna vertebral;
  • Ganho de flexibilidade e força muscular;
  • Melhora do alinhamento postural;
  • Otimização e fortalecimento dos músculos da respiração;
  • Equilíbrio das tensões musculares;
  • Ganho de amplitude de movimento articular.

Fontes:

1 – Rosana M. Teodori, Júlia R. Negri, Mônica C. Cruz, Amélia P. Marques. Reeducação postural global: uma revisão da literatura. Rev Bras Fisioter. 2011;15(3):185-9.

2 – P. Soares et al. Efeitos do Programa Escola de Postura e Reeducação Postural Global sobre a amplitude de movimento e níveis de dor em pacientes com lombalgia crônica./ Rev Andal Med Deporte. 2016;9(1):23–28.

3 – Moreira, L. M.; Sedrez, J. A.; Noll, M.; Candotti. Efeitos da reeducação postural global (rpg) sobre a hipercifose torácica: um estudo de caso. C. T. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 21, n. 2, p, 113-117, maio/ago. 2017.

4 – Cabral, R M C; Freitas Filho, G A; Sesconetto, R A; Mota, Y L; Pires, F O. Efeitos da reeducação postural global em desvios posturais e seus benefícios nos sintomas de incontinência urinária de esforço. R. bras. Ci. e Mov 2015;23(2):5-13.

5 – SEGURA, D. de C. A.; NASCIMENTO, F. C. do; GUILHERME, J. H.; SOTORIVA, P. Efeitos da reeducação postural global aplicada em adolescentes com escoliose idiopática não estrutural. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 17, n. 3, p. 153-157, set./dez. 2013.

6 – Global Posture Re-education. RPG® Foundation Course. Disponível em: https://sites.google.com/site/rpguk123/rpg-foundation-course?fbclid=IwAR2ZVnp84gqtDoOFD_82rtBINYnUGG1mPGL4CXRRxbGLPjHPlYhQpMx9nwU.

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário abaixo.

Cadastre seu e-mail pra ficar por dentro de todas as novidades.

Conheça a H.C.Saúde.

Veja também nosso artigo sobre “Alongamento”.

Clique no meu nome pra saber mais sobre mim ou entrar em contato comigo por whatsapp.

Um grande abraço,

Tâmily Kuhnen Venâncio
Fisioterapeuta – H.C.Saúde

2 Comentários


  1. Olá, como estão?
    Meu nome é Ana Lúcia, eu tive o prazer de ser paciente da Tamily. Uma pessoa maravilhosa e uma profissional incrível! Indico para todas as amigas! Algumas já são suas pacientes. A H C está muito bem representada por seus profissionais e estrutura. Meus parabéns!

    Responder

    1. Oi Ana Lúcia. Uau, que delícia ler esse seu comentário! Obrigado pelos elogios. Fico muito feliz com o feedback sobre o desempenho da Tâmily. Também gostamos muito dela e temos muita confiança em seu trabalho. Agradeço também pelas indicações. Um grande abraço! Helio.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *