[Artigo] O papel do paciente no tratamento fisioterapêutico.

[Artigo] O papel do paciente no tratamento fisioterapêutico.

Tempo de leitura: 3 minutos

A fisioterapia é uma área importante na prevenção e tratamento de disfunções físicas e mentais, sendo muito indicada por médicos e procurada por pacientes em diversas áreas. Segundo o site Reabilitech, dados da área apontam que somente em 2015 os planos de saúde registraram um crescimento de 43% na procura por fisioterapeutas.

Sabendo que a procura está cada vez maior, é muito importante que os pacientes sejam conscientizados da importância do seu papel no tratamento, dentro e fora da clínica, para resultados mais rápidos e eficazes.

Uma reflexão interessante que ilustra bem esse fato é pensarmos que o tempo que o paciente fica em sessão é muito pouco quando comparado ao tempo longe da fisioterapia. Um paciente que faz fisioterapia 3x/semana, passa cerca de 3 horas com o(a) fisioterapeuta e 165 horas longe dele(a). Logo, seu comportamento no dia-a-dia tem um peso grande para o sucesso do tratamento.

Então, o que fazer pra obter melhores resultados no tratamento fisioterapêutico?

1 – Mantenha a regularidade e assiduidade nas sessões de fisioterapia. Não falte. A regularidade é parte importante para o sucesso do tratamento;

2 – Chegue sempre na hora agendada, pois dessa forma você terá maior aproveitamento dentro do seu horário.

3 – Realize todos os exercícios orientados e prescritos pelo(a) fisioterapeuta para se fazer em casa;

4 – Cuide da postura no trabalho, no trânsito e durante o sono. Em caso de dúvida, peça ajuda ao fisioterapeuta;

5 – Evite manusear cargas excessivas durante o tratamento. Em caso de necessidade, peça ajuda à algum amigo ou familiar e tome todos os cuidados com sua postura na hora de fazer força;

6 – Converse com seus familiares ou amigos e solicite ajuda com as tarefas e exercícios diários;

7 – Se você utiliza convênio médico, exija um atendimento fisioterapêutico de qualidade e respeito. Siga todas as normas do seu convênio e denuncie abusos e irregularidades.

8 – Pratique atividade física regular e adequada. Se necessário, peça ajuda à um profissional de educação física de sua confiança;

9 – Se alimente bem e de forma saudável. Se necessário, peça ajuda à um profissional de nutrição de sua confiança;

Essas atitudes além de promoverem um resultado melhor e mais rápido, ajudam no bem estar geral do corpo e da mente.

A responsabilidade do profissional em ser assertivo em suas avaliações e condutas e utilizar os recursos adequados para a melhora do paciente é imprescindível, mas quando essa via de “mão-dupla” acontece, conseguimos atingir o objetivo de forma eficiente e eficaz, visando a completa reabilitação e a permanência do bem-estar do paciente após alta da fisioterapia.

Finalizo esse artigo com uma frase pra reflexão:

“Faz parte da cura o desejo de ser curado” (Sêneca)

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos.

Deixe seu comentário abaixo e lembre-se de cadastrar seu e-mail logo abaixo pra receber todas as novidades.

Para receber nossas dicas por whatsapp, envie uma mensagem para (15) 99741-3773 solicitando seu cadastro. Se você estiver lendo isso do seu celular, basta clicar no número do telefone que você será direcionado automaticamente.

Conheça o site da clínica  H.C.Saúde, saiba mais sobre nossa equipe e nossos serviços. Clique no meu nome pra saber mais sobre mim.

Um abraço,

Caroline C. Dias Goes
Fisioterapeuta – H.C.Saúde

4 Comentários


  1. Excelente o material produzido por vocês. Super indico a Academia HC. Sou aluna e estou satisfeita com os resultados obtidos.

    Responder

  2. Estou tratando minhas múltiplas lesões na Clínica HC Saúde. Eu super recomendo. Tratamento praticamente “vip”. A fisioterapeuta Carol é simplesmente eficiente, paciente e muito profissional. Parabéns à Clínica em geral.

    Responder

    1. Obrigado pelo elogio Rosana. A Carol realmente é uma excelente pessoa e ótima profissional. Comentários como o seu nos dá força e entusiasmo continuar nos dedicando e melhorando sempre. Um abraço. Helio

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *