[Artigo] 10 coisas que um sedentário precisa saber na hora de escolher uma modalidade esportiva!

[Artigo] 10 coisas que um sedentário precisa saber na hora de escolher uma modalidade esportiva!

Tempo de leitura: 3 minutos

Olá..

Se você está cansado do sedentarismo e está pensando em iniciar uma atividade física, mas não sabe qual a modalidade escolher, veja essas 10 dicas.

1 – Modalidades esportivas ao ar livre são sempre bem-vindas;

2 – A caminhada é mais adequada para iniciantes, pois é leve, simples e você pode começar hoje mesmo;

3 – Esportes individuais como tênis, ciclismo e corrida, são bem divertidos e geram ótimos benefícios à saúde. Porém exigem de você um certo condicionamento físico. Comece devagar e vá aumentando aos poucos;

4 – Esportes coletivos como futebol, basquete, vôlei, na minha opinião, são os mais divertidos. Particularmente são meus preferidos. Mas não é fácil arrumar um grupo de pessoas e conciliar agenda. Estes esportes também exigem que você tenha um bom condicionamento físico, caso contrário as chances de lesão são grandes;

5 – Musculação é sem dúvida uma das melhores escolhas para um iniciante, desde que a academia escolhida tenha professores graduados prescrevendo os treinos e orientando os exercícios. A musculação é perfeita pois é individual, ou seja, o seu treino é único e evolui respeitando o seu ritmo e suas condições físicas;

6 – Existem inúmeras aulas em grupo dentro das academias (Pump, Jump, Zumba, Bike, etc.). Se bem orientadas, são bem divertidas e menos monótonas que a musculação. Não tenha vergonha de conversar com o professor e expor suas fraquezas e seu histórico de lesões;

7 – As artes marciais sempre foram sinônimo de disciplina. Se você se simpatiza com alguma, siga em frente. As aulas geralmente são mais leves para os iniciantes, porém são realizadas em grupo. Por isso não tenha vergonha de conversar com o professor e expor suas fraquezas e seu histórico de lesões;

8 – Exercícios em piscina são sempre indicados. Os mais conhecidos são Natação e Hidroginástica. A Natação é individual e você dita o ritmo da evolução. Já a Hidroginástica é em grupo, por isso mais divertida.

9 – A modalidade da moda hoje é Pilates. Esta modalidade trabalha movimentos lentos aliados à respiração e postura. É um trabalho que gera equilíbrio muscular. Super indicado para quem quer melhorar a postura. Pode ser realizado individualmente ou em grupo, com ou sem aparelhos.

10 – Exercício funcional e Crosfit. Também estão na moda e são lúdicos. É praticamente um “treinamento militar”. São usados acessórios como cordas, pneus, etc., que a monotonia passa longe. Tem de ser muito bem orientados por profissional de educação física capacitado, pois as chances de lesão são grandes.

Já que você leu até aqui, quero deixar 5 perguntas, que te ajudarão a decidir a melhor atividade conforme seu perfil.

  1. Como está sua saúde?
  2. Como é seu histórico de lesões?
  3. Você prefere se exercitar em ambiente fechado ou ao ar livre?
  4. Você prefere aula individual ou em grupo?
  5. Você gosta de se exercitar na água?
  6. Você se simpatiza com alguma arte marcial?
  7. Quanto de dinheiro você pretende investir neste primeiro momento?

 

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Um grande abraço,

Helio Marconi Gerth

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