[Artigo] 6 coisas que tornam o Pilates tão querido!

[Artigo] 6 coisas que tornam o Pilates tão querido!

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá..

Atualmente o Pilates é uma “febre”. Todos querem fazer Pilates. Todos os médicos indicam Pilates. Porém, o que torna essa atividade tão especial?

O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates na década de 20. Ele nasceu no dia 10/12/1883 em Monchengladbach, próximo a Dusseldorf na Alemanha. E faleceu em 1967 com 83 anos vítima de um incêndio em Nova York.

Em 1993, ano em que entrei na faculdade de Educação física, aprendi na disciplina História da Educação Física que o método Pilates era um método antigo, que não tinha dado muito certo, pois não apresentava grandes resultados, ou seja, haviam na época outros recursos de treinamento mais eficientes. Na época, a moda era “Ginástica Aeróbica”. Pois bem, o tempo passou, o método Pilates foi resgatado e hoje está fazendo muito sucesso, oferecendo ótimos resultados à seus praticantes.

Mas o que é Pilates?

Pilates é um método de treinamento físico que visa trabalhar músculos posturais e estabilizadores. É realizado através de movimentos lentos, combinados com a respiração e concentração. Geralmente são realizadas poucas repetições e utiliza-se o próprio peso do corpo ou aparelhos específicos com molas que oferecem resistência. Materiais como bolas e elásticos também são utilizados.

Qualquer pessoa pode fazer Pilates?

Não. Como qualquer outro exercício, não é todo mundo que se dá bem com o Pilates, ou seja, nem todo mundo se sente bem fazendo Pilates. Uma pessoa que esteja muito debilitada fisicamente ou com problemas articulares muito limitantes terá dificuldades em realizar os exercícios. Pessoas em tratamento de labirintite também podem apresentar dificuldades em alguns exercícios. Assim como todas as modalidades, antes de iniciar é importante uma avaliação médica. Se engana quem acha que Pilates é uma atividade leve.

Quem deve ministrar uma aula de Pilates?

O Pilates pode ser ministrado por Fisioterapeutas ou Professores de Educação Física.

 

O que torna o método Pilates tão especial? Na minha opinião 6 coisas tornam o Pilates tão querido:

1 – O método funciona!

2 – Geralmente é realizado individualmente ou em pequenos grupos (2 a 4 pessoas), o que torna a atividade segura, pois o professor está atento à postura e execução dos exercícios o tempo todo;

3 – O ambiente, chamado de studio é bem diferente de uma academia;

4 – É realizado com horário agendado, e isso faz muita diferença;

5 – Ao trabalhar os músculos estabilizadores, você melhora seu equilíbrio, suas articulações ficam mais “firmes”, melhora a força e reduz o risco de quedas. Melhora também sua postura, pois sua coluna recebe maior sustentação muscular, proporcionando bem-estar.

6 – Grupos pequenos, com hora agendada, faz com que as pessoas interajam mais entre si, gerando vínculos e fortalecendo amizades. Isso torna a atividade muito mais prazerosa.

 

Conclusão:

Como todo exercício físico, o Pilates tem suas vantagens e suas limitações. O método é ótimo e funciona muito bem para quem tem problemas posturais, dores nas costas, instabilidades articulares, etc., mas não é o melhor método para quem quer emagrecer, para combater a osteoporose e a síndrome metabólica (hipertensão, diabetes, colesterol) por exemplo. Enfim… nenhuma modalidade é auto-suficiente, proporcionando todos os benefícios, por isso temos que combiná-las na medida do possível.

Antes de terminar este artigo gostaria de deixar 2 mensagens:

1 – Pratique exercícios regularmente, independente da modalidade. Comece com a modalidade que mais lhe agrada, pelo menos 2x/semana.

2 – Comece devagar e depois vá aumentando. Tenha paciência e persevere até atingir seus objetivos. Eles chegam mais rápidos do que você imagina!

 

Gostou do artigo? Então deixe um comentário, ou apenas escreva gostei. Isso me motiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade.

Compartilhe com seus amigos e curta nossas páginas nas redes sociais. No rodapé deste blog estão todos nossos endereços.

Conheça meu aplicativo com 100 treinos de caminhada + 100 dicas + Avaliação Física. Tudo grátis! Disponível para Androide e IOS.

Cadastre seu e-mail para receber conteúdos exclusivos grátis!

Todas as segundas, quartas e sextas eu envio uma dica sobre saúde e exercício. Acompanhe essas dicas nas redes socias: Facebook, Linkdin, Instagram, Twitter, ou receba por Whatsapp.

Se quiser receber essas dicas no seu celular, por Whatsapp, basta me enviar uma mensagem dizendo “eu quero receber as dicas”. Meu número é (15)99741-3773. É grátis!!!

Um grande abraço,

Helio Marconi Gerth

 

8 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *